AVA Vozes Atípicas.png

Bem-estar e inclusão para neuroatípicos.

Somos especialistas

A AVA – Vozes Atípicas é uma ong (organização não governamental) que conta com uma ampla rede de profissionais e de clínicas especializadas em síndromes, deficiências, atrasos do neurodesenvolvimento e principalmente em TEA (Transtorno do Espectro Autista).

 

Os atendimentos para crianças, jovens e adultos, acontecem de forma presencial, online ou híbrida nos consultórios, nas clínicas, ou nas residências, dependendo da necessidade individual.

 

Nosso ecossistema interdisciplinar, com padrão ouro, oferece os melhores especialistas, para que junto com a família desenvolvam o melhor programa adaptado para o indivíduo neuroatípico.

 

A AVA - Vozes Atípicas conta um um aplicativo de uso gratuito que permite um acompanhamento da evolução no tratamento.

 

Nossa missão é levar ao público neuroatípico um serviço humanizado, de alta qualidade, com profissionais experientes para realizar o melhor atendimento.

 

Em razão da caracteristica de nossa atuação como uma ong, realizamos os atendimentos com valor social (abaixo do valor de mercado), preferencialmente para pessoas que estejam cadastradas no sistema CadÚnico do Governo Federal.

Anamnese.png
Anamnese

 

É um importante instrumento que os profissionais detêm em mãos para começar a avaliar seus pacientes.

A avaliação é destinada a compreender toda uma situação, por qual razão buscou apoio, qual sua história de vida, qual sua necessidade.

Sendo assim, a anamnese é uma espécie de “entrevista” que se faz com o paciente, absorvendo dele dados e informações relevantes para o trabalho de descobrir o caminho a seguir para a melhoria de vida do neuroatípico.

Avaliação Neuropsicológicca.png
Avaliação Neuropsicológica

É um conjunto de testes de comprovação científica (específicos para cada faixa etária) que tem como objetivo mensurar, explorar e descrever o perfil das funções cognitivas, emocionais e comportamentais daquele paciente, avaliando suspeitas que possam ser decorrentes de algumas desordens neurológicas, transtornos, síndromes, atrasos, dificuldades etc.

Psiquiatra.png
Psiquiatria

 

O profissional auxilia no fechamento dos diagnósticos que envolvam transtornos mentais, psicológicos, indicando quando necessário, uma intervenção medicamentosa e o tipo de tratamento adequado para aquele caso em especial. Acompanha e monitora a evolução do paciente para que este encontre uma melhor qualidade de vida.

Fonoaudióloga.png
Fonoaudiologia

 

Profissional da área da saúde que procura auxiliar nas dificuldades, atrasos ou quaisquer desordens na comunicação humana (linguagem, audição, fala, voz e outros), promovendo a habilitação ou reabilitação através de terapias específicas. 

Terapia Ocupacional.png
Terapia Ocupacional

 

Esse profissional da área da saúde está habilitado a trabalhar as atividades humanas, para que o paciente alcance o máximo de independência e autonomia. Atua no restabelecimento de pessoas com disfunções com a realização de atividades cotidianas e sociais, provocadas por problemas físicos, cognitivos, sensoriais ou emocionais. Ele também estimula o desenvolvimento das habilidades básicas, estando habilitado para adaptar e modificar o meio de acordo com cada paciente.

ABA.png
ABA - Análise do Comportamento Aplicada

É uma terapia, uma ciência (ou seja, possui comprovação científica), sendo um conjunto de técnicas adequadas na intervenção de um paciente com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Procura modificar comportamentos disruptivos, que estejam causando algum tipo de prejuízo na vida social, familiar e estudantil daquela criança. Haverá a montagem de um programa para uma intervenção baseada no caso específico de cada um, com metas e objetivos para amenizar os prejuízos comportamentais.

Nutrição.png
Nutrição

A nutrição clínica funcional tem um papel importante em pacientes que apresentam restrição e seletividade alimentar.

O profissional atua auxiliando a introduzir na rotina do paciente uma alimentação saudável, variada, com equilíbrio nutricional, trabalhando as questões sensoriais como a textura, cheiro e mastigação.

Psicopedagogia.png
Psicopedagogia

Reunindo duas áreas, psicologia e pedagogia, o foco principal da psicopedagogia é avaliar, investigar e detectar dificuldades e habilidades da pessoa com algum tipo de questão/atraso/déficit na área pedagógica e social/comportamental, potencializando a aprendizagem.

Neuropsicologia.png
Neuropsicopedagogia

Essa área atua analisando como o cérebro do paciente/aluno aprende e processa as informações oferecidas, contribuindo para proporcionar programas de ensino individualizado que estimulem a pessoa a adquirir novos conhecimentos, facilitando e melhorando no processo de aprendizagem e comunicação, solucionando as dificuldades cognitivas.

Psicomotrocidade.png
Psicomotrocidade

É uma neurociência que fundamenta o corpo como primeira referência de comunicação, expressão e aprendizagem, nas várias etapas do desenvolvimento humano, atribuindo significado ao movimento manifestado com intenção de maneira organizada, integrada, harmônica e fluída. Ela estuda o homem e suas relações com o meio interno e externo, com o espaço e os objetos.

Musicoterapia.png
Musicoterapia

É um processo terapêutico estruturado, um método eficaz, com resultados expressivos na melhoria de habilidades em crianças, destacando: redução do estresse, melhoria em expressar sentimentos, potencializar o relacionamento, aprendizagem, organização e uma comunicação melhor. Através de instrumentos, serão otimizadas as questões que estejam com algum atraso, dificuldade.

Neuropediatra.png
Neurologia

Atua na avaliação do desenvolvimento, identificando se o paciente apresenta algum comprometimento no desenvolvimento nas áreas motoras, cognitivas, sociais e de linguagem. Auxilia nas questões de crises convulsivas e epilepsia, esquecimento, dores de cabeça, perda de memória, espasmos, tonturas, insônias, escleroses e outros. Orienta quanto ao tipo de intervenção terapêutica ou medicamentosa.

Solicite o seu atendimento. Entraremos em contato em breve.